procedimentos faciais - Consultoria OnLine controle

Ir para o conteúdo

Menu principal:

procedimentos faciais

CONSULTORIA PLENA > OPERACIONAL > ESTÉTICA FACIAL
Os beneficios da Limpeza de Pele

Indicada para a remoção de cravos e células mortas, a limpeza profissional deixa a pele mais homogênea e saudável
Uma limpeza de pele bem feita pode ser a garantia de um rosto renovado. Sim, pele lisinha, profundamente limpa e livre dos sinais de acne. O procedimento é uma técnica eficiente para dar fim às células mortas da camada superficial, o que na prática significa mais saúde, higiene e beleza para a cútis. Não à toa, esse tipo de tratamento envolve alguns aspectos importantes, como a frequência com que deve ser realizado, quem pode fazer, que tipos de pele se beneficiam mais, e alguns cuidados cotidianos e pós-procedimento que favorecem e prolongam os resultados. Veja abaixo as dúvidas mais frequentes;

Quais são os principais benefícios da limpeza de pele?
 A limpeza de pele é indicada, principalmente, para remoção de cravos abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos), remoção de milio (cravos resistentes, cobertos por uma fina camada de pele) e pontos sebáceos. Serve também para desintoxicar, remover as células mortas e manter a pele macia e saudável, reduzindo a oleosidade. Ao contrário do que muitos pensam, a limpeza é contraindicada para remover espinhas, pois pode deixar cicatrizes, além de inflamar e agravar o quadro de acne.

Com que frequência deve ser feita?
Em geral, indicamos a cada 30 ou 40 dias, que é o intervalo de renovação da pele. Já nos casos de acne com muitos cravos, inicialmente indicamos uma vez a cada 15 dias e, depois, passamos para uma vez a cada 40 dias, como manutenção. Se for uma pele com muitos cravos, pode ser até uma vez por mês. Agora, quem estiver usando creme com agentes esfoliantes e não tiver cravos, muitas vezes, nem é preciso fazer a limpeza de pele.

Existe alguma contraindicação?
A limpeza de pele não é recomendada para peles muito sensíveis, aquelas que ficam vermelhas com facilidade, que sob o sol fazem rubor; as com muita descamação, e que costumam desenvolver alergias e irritações com facilidade. Além das peles com muita espinha.

Para aquelas pessoas que fazem raramente, existe uma época do ano que seja melhor fazer a limpeza de pele?
Não. O único cuidado que se deve ter é o de não tomar sol por dois ou três dias após a limpeza. Geralmente no verão ou logo após voltar da praia são períodos indicados, pois o calor e o uso do protetor solar várias vezes por dia, que é o correto, acabam deixando a pele com mais cravos e mais oleosa, o que, em muitos casos, a torna mais grossa e pesada.

Quanto ao tipo de pele, alguma se beneficia mais e outra menos com a limpeza de pele?
Todos os tipos de pele recebem muito bem esse procedimento. A limpeza bem realizada ajuda no equilíbrio das peles seca, normal, oleosa e mista, pois limpar a cútis não significa apenas tirar comedões (cravos) e acne, mas sim remover células mortas, o que uniformiza e melhora o aspecto da pele.Sim, quem tem a pele mais oleosa, pois é quem acaba tendo mais cravos. A pele mais seca acaba se beneficiando mais com as hidratações, feitas com uma esfoliação prévia, para afinar a pele e facilitar a absorção dos hidratantes.  

É verdade que quem tem muita espinha deve evitar o procedimento?
Sim, pois podem deixar cicatrizes. O correto é realizar um tratamento secativo com uso de medicamentos tópicos e orais. Sessões semanais com luzes de LED – que controlam a atividade sebácea, possuem ação secativa e reduzem as inflamações – associadas com máscaras secativas também são recomendadas. Pode ser realizado também peeling de ácido salicílico. Se as espinhas estiverem muito infeccionadas a pele pode estar contaminada e, mesmo com a correta higienização, pode acontecer de espalhar essas bactérias.

Quais profissionais são habilitados para fazer uma limpeza de pele?

Especialistas ressaltam que a limpeza de pele deve ser feita apenas por profissionais treinados
 Esteticistas com boa formação e fisioterapeutas com formação dermatofuncional. Pois estes profissionais possuem treinamento específico para identificar os problemas e realizar o tratamento da melhor maneira possível.

Existe alguma maneira de escolher corretamente uma esteticista para esse procedimento?
 Por meio da indicação de alguém que já tenha realizado o procedimento e, geralmente, esteticistas que trabalham em clínicas. Dar preferência a profissionais com formação técnica em cursos profissionalizantes.

A pele se renova a cada 28 dias. Qual a relação desse ciclo com a importância da limpeza de pele?
É fundamental realizar no intervalo de 30 a 40 dias uma nova limpeza, para desintoxicar, remover células mortas e controlar a oleosidade. Esse é o período indicado para a realização da limpeza, pois o processo torna-se mais efetivo, já que a cada 28 dias as células matrizes da epiderme geram novas células que chegam à superfície nesse período, o que torna mais eficaz a ação da limpeza de pele.

Alguma dica para a higienização do rosto em casa, nos dias após a limpeza de pele?
É importante realizar os cuidados diários para higienizar a pele. Cuidar da pele deve ser um hábito realizado pelo menos duas vezes ao dia. Isso favorece uma pele saudável. Para os cuidados diários, os produtos devem respeitar o biotipo de pele (seca, oleosa…). Os cuidados diários são: higienizar e demaquilar, para tirar as impurezas e maquiagem; tonificar, para equilibrar o pH; hidratar ou nutrir a pele, acompanhado com fator de proteção solar adequado (de dia).

Quem nunca faz limpeza de pele, deve fazer algum procedimento específico regularmente em casa para evitar poros entupidos e acúmulo de células mortas?
Sim, pode usar um creme noturno com poder esfoliante, como os que contêm ácido retinoico, glicólico ou salicílico, indicado pela Clínica ou fazer algum tipo de esfoliação com sabonete abrasivo ou com bucha específica para o rosto, uma vez por semana, seguida de uma hidratação.

É verdade que se deve evitar a aplicação de produtos oleosos e à base de ácidos nos dias posteriores à limpeza de pele?
Isso depende do tipo de pele. Se for seca, os produtos mais oleosos são liberados; se for oleosa, são proibidos. Alguns produtos muito oleosos como óleo de amêndoas, não são recomendados nunca, nem para quem tem a pele muito seca, pois acabam entupindo os poros. O uso de ácidos deve ser evitado logo após a limpeza de pele se a pessoa tiver a pele muito sensível e vermelha, para que a irritação não piore.

Por que é melhor evitar a limpeza de pele quando a pessoa se expõe ao sol?
O melhor seria evitar a limpeza de pele antes da pessoa se expor ao sol, pois, geralmente, acabamos esfoliando e afinando a pele junto com a limpeza e a cútis mais fina pode manchar com o sol, principalmente se ela estiver vermelha e irritada.

Gestantes podem fazer limpeza de pele?
A limpeza de pele não é contraindicada para gestantes, no entanto deve-se evitar o uso de produtos que contenham ácidos, que são absorvidos pela pele. É importante também evitar a exposição ao sol logo após a limpeza, pois é maior a chance de manchar a pele.
Limpeza de Pele ou Peeling Diamante? Na dúvida, faça os dois, sua pele merece!

A pele do rosto é nosso cartão de visitas e independente da idade, quando ela está limpa e hidratada faz muita diferença. Não é mesmo? O segredo de uma pele bonita é o cuidado e ele deve ser diário!
Seguir uma rotina com limpeza e hidratação é o básico, a pele sofre com fatores externos e internos e por isso, necessita de uma atenção especial.
Restos de maquiagem, poluição e oleosidade natural obstruem os poros e isso retarda o ciclo de descamação das camadas superficais, que é realizado naturalmente pelo organismo, provocando a proliferação de bactérias, causando inflamações e problemas mais conhecidos como cravos, espinhas e poros abertos.
Saiba os melhores tratamentos indicados para estes casos. Olha só:
Peeling de Diamante proporciona uma pele viçosa e iluminada! É um peeling mecânico, que promove o lixamento da pele e, pode ser realizado em qualquer época do ano, pois não utiliza ácido. É o tipo de procedimento que pode ser feito a cada 15 dias para dar uma renovada na pele, pois remove as células mortas e estimula a renovação celular. Indicado para redução de poros abertos, manchas superficiais, controle de oleosidade excessiva e processos de rejuvenescimento facial.
Limpeza de Pele consiste na higienização profunda da pele, extração manual de cravos, espinhas e impurezas. Esse processo permite a oxigenação celular, facilitando a absorção de cremes hidratantes, o que contribui para manter a pele sempre hidratada, saudável e renovada. Indicada para ser feita uma vez por mês.

Peeling Químico

O peeling químico é um tipo de tratamento estético no qual aplica-se uma fina camada de ácidos sob a pele a ser tratada, com o objetivo de removê-la, promovendo o crescimento de uma nova camada superficial de pele. O peeling químico serve para eliminar cicatrizes e manchas de acne, cravos e espinhas, rugas, linhas de expressão, melhorar o aspecto da pele, remover todos os tipos de manchas da pele e promover o rejuvenescimento facial.

Como é feito o peeling químico?
O peeling químico é feito aplicando um ácido sobre a pele em forma líquida ou em forma de máscara. Pode-se utilizar vários tipos de ácidos, como, por exemplo, o ácido glicólico, ácido retinóico, ácido tricloroacético, ácido salicílico, ácido acético, lático, pirúvico e outros.

Resultados do peeling químico
Os resultados do peeling químico podem ser vistos à partir da segunda sessão de tratamento e é progressivo.
Após as sessões de tratamento, a pele fica mais sensível, avermelhada e pode descamar e coçar. Neste caso é aconselhado o uso de um bom hidratante, com protetor solar, que deve ser usado diariamente e recolocado sempre que a pele coçar.
Depois do tratamento, a pele fica mais fina e com menos rugas, devido a produção de uma nova camada de pele, de colágeno e elastina.

Peeling de Cristal
O Peeling de Cristal consiste em uma microdermoabrasão realizada na pele, através de cristais de hidróxido de alumínio. É um dos procedimentos estéticos mais realizados nos Estados Unidos.

Indicado para
- Remover manchas na pele em geral;
- Melasmas;
- Remover cicatrizes deixadas pela acne;
- Eliminar linhas de expressão;
- Diminuir os poros dilatados;
- Estrias;
- Sulcos e rugas ( superficiais e profundas )

Peeling de Diamante

Atualmente muitas mulheres têm recorrido aos procedimentos estéticos para renovar a pele e manter-se sempre jovens. Algumas manchas e linhas de expressão causadas por diversos fatores fazem com que o peeling seja o queridinho das adeptas as técnicas.
 
“O Peeling de Diamante é um tipo de dermoabrasão cuja função é incentivar a renovação da pele, assessorar na remoção de cicatrizes, manchas de pigmentação e rugas finas restaurando a estrutura da pele”.
 
Com essa técnica, o profissional de estética pode executar o procedimento em qualquer estação ou a qualquer hora do dia, sem correr o risco de manchas vermelhas na área do rosto. “O procedimento do peeling diamantado não requer qualquer tipo de recuperação permitindo que os pacientes retornem imediatamente para seu trabalho diário e atividades sociais”, diz a profissional.
 
A remoção mecânica da camada superior da pele morta contribui não só para a melhoria da circulação sanguínea na pele e consequente aumento da taxa metabólica nos tecidos da pele, mas também estimula a formação dos elementos conectivos que estão presentes nas peles jovens como: colágeno, elastina e ácido hialurônico, aumentando o viço, tornando-a mais suave e com maior elasticidade.
 
Saiba quais os casos que o peeling pode ser utilizado
 
O peeling refaz a superfície da pele, é indicado para os tratamentos de: acne, de rugas finas de expressão, clarear manchas, para flacidez e estrias. Ajuda eliminar as estrias vermelhas e suavizar bastante o aspecto das brancas.
 
Quantas sessões são necessárias?
 
Depende de uma avaliação, mas em média 5 sessões é o suficiente para se obter o resultado desejado com intervalos de 15 em 15 dias ou até de 1 semana dependendo do caso.
 
O mito da dor
 
Por se tratar de um procedimento abrasivo, algumas clientes ainda associam a técnica a algo dolorido, porém é totalmente indolor, não provoca irritação e nem descamação da pele podendo ser realizado próximo de datas comemorativas como: formaturas, casamentos, aniversário e etc.

Eletrolifting
O eletrolifting é um tratamento realizado através de um equipamento de corrente galvânica acoplada a uma caneta de eletrolifting.
A aplicação provoca um estímulo nas camadas mais superficiais da epiderme gerando a produção de fibroblastos que ativam a reorganização e formação do tecido cutâneo, além de estimular a produção de elastina e colágeno.
Após algumas sessões ocorre um grande aumento no número de fibroblastos jovens, uma neovascularização e o retorno da sensibilidade dolorosa, e com isso uma melhora importante no aspecto da pele, que fica muito próxima do normal.
Indicado para o tratamento de:
RUGAS
LINHAS DE EXPRESSÃO
ESTRIAS

Limpeza de Pele Profunda


A limpeza de pele é indicada, principalmente, para remoção de cravos abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos) e remoção de miliuns. Serve também para remover as células mortas e manter a pele macia e saudável. Todos os tipos de pele recebem muito bem esse procedimento. A limpeza bem realizada ajuda no equilíbrio das peles seca, normal, oleosa e mista. Aqui na Innovare realizamos a limpeza de pele profunda no rosto, a completa que inclui rosto e colo e a personalizada que inclui rosto, colo e costas.
A grande maioria das limpezas de pele segue um passo a passo com etapas bem definidas, que vão desde a higienização da pele até a aplicação do filtro solar. Em geral, a pessoa irá deita-se em uma maca para realizar a limpeza de pele e usa uma proteção para os olhos, que pode ser o próprio algodão. A sessão dura, em média, uma hora. Conheça todas as etapas do procedimento:

- Assepsia: a pele é higienizada com loções de limpeza desengordurantes, cuja ação varia de acordo com o tipo de pele. O objetivo é remover maquiagem, cosméticos e até mesmo as impurezas decorrentes da poluição e a oleosidade da pele.

- Esfoliação: é feita a aplicação de produtos específicos com efeito abrasivo para promover um afinamento da camada córnea, a camada mais superficial da pele, facilitando a extração de cravos e acnes que não estejam inflamadas.
- Tonificação: é feita através de produtos específicos que tem o intenção de equilibrar o PH da pele.
- Emoliência: é um processo onde é aplicado um produto emoliente sobre a pele e após a pele é coberta com algodão envolvido em gazes com a intenção de amolecer os comedões para facilitar o processo de extração.
- Vapor de Ozônio: tem como finalidade abrir os poros e ajudar na emoliência, facilitando a drenagem, sempre manual e cuidadosa dos cravos, espinhas e dos miliuns (bolinhas amareladas com sebo dentro). O tempo de exposição ao vapor com ozônio é de cinco minutos, apesar do ozônio pois ele tem um efeito bactericida e fungicida. Após esse tempo, é aplicado, por mais dez minutos, apenas o vapor de água sobre a pele coberta por uma fina camada de algodão embebido em emoliente .
- Extração:  A retirada de cravos e miliuns, deve utilizar técnicas corretas de manipulação. Os cravos são espremidos com os dedos ou com um extrator, mas o profissional nunca aperta a pele diretamente, sempre usa uma gaze médica para fazer a extração. Isso evita machucar a pele e também ajuda a reduzir a dor. Já os miliuns são removidos com a ajuda de uma microagulha, porque é necessário romper a casquinha que recobre o cisto para expelir a bolinha de sebo do seu interior. Durante a limpeza de pele, não é recomendado extrair espinhas, pois isso pode deixar cicatrizes na pele, além de gerar mais inflamação. Além disso, o procedimento não deve ser doloroso. A extração deve ser feita delicadamente e devagar de forma que o paciente sinta-se confortável. 
- Alta frequência: Após a extração, é utilizado um aparelho de alta frequência para cicatrizar,atuar como anti-inflamatório sobre os pontos da pele que sofreram microlesões e fechar os poros.

- Massagem: nessa fase será realizada uma massagem com manobras suaves e metódicas com finalidade terapêutica ou estética, que auxiliam na aplicação de substâncias hidratantes e calmantes. Para a diminuição da vermelhidão, comum logo após a limpeza, também podem ser aplicadas compressas com loções calmantes e águas termais.

- Máscaras: é o procedimento de finalização da limpeza de pele e dura de 10 minutos a 20 minutos. A escolha do tipo de máscara depende do tipo de pele.

- Filtro solar: a aplicação do protetor solar faz parte da última etapa da limpeza de pele. É aplicado em forma de gel ou loção para não obstruir os poros, sempre com fator de proteção igual ou superior a 30 para garantir que a pele está sendo protegida dos efeitos nocivos dos raios solares, como manchas. Como após a limpeza, a pele estará sensível isso também evitará queimaduras.
Desincruste

É um procedimento de ação eletroquímica que tem como objetivo retirar o excesso de sebo das peles exageradamente seborréicas. A desincrustação executa-se com um aparelho constituído para gerar corrente contínua. Portanto, possui característica do princípio galvânico, isto é, tensão contínua, constante e com polaridade determinada (pólo positivo e pólo negativo). Atua pelo processo de eletrólise para produzir a substância desincrustantemente ativa. É importante salientar que a desincrustação tem como objetivo estético retirar de forma suave os sebos incrustados na superfície epidérmica que, em linguagem estética (operacional), reproduz e/ou significa limpar.

Ação
A desincrustação é um procedimento indicado para pele exageradamente seborreica. Portanto, é inadequada para o tratamento de peles alípticas, pois essas já têm pouca oleosidade e não seria adequado retirar o pouco que há.
O desincruste que também pode ser caracterizado por uma assepsia efetuada através da corrente galvânica associada a cosméticos específicos para o tipo de pele tratada, também proporciona um efeito para impedir a penetração de germes ou agentes nocivos.


Técnica de Aplicação
O aparelho utilizado pode ser qualquer um que emita uma corrente contínua direta (corrente galvânica). Utiliza-se um eletrodo em forma de gancho ou jacaré como eletrodo ativo. O eletrodo passivo, em forma de placa de silicones pode ser colocado sob a região escapular ou fixado no braço.
A substância desincrustante, frequentemente, apresenta sódio em sua composição (ex: sulfato de sódio, salicilato de sódio, cloreto de sódio, carbonato de sódio, etc.). Quando o eletrodo ativo, com o algodão embebido na substância desincrustante, toca a pele da paciente e a corrente começa a fluir, dá-se inicio à eletrólise da substância desincrustante, precipitando assim o sódio.
Tomando-se por base esse efeito, o desincruste pode ser realizado de duas formas. Primeiramente utilizando-se como eletrodo positivo o polo negativo; neste caso, o sódio eletrolisado no algodão do eletrodo ativo entra em contato com o sebo da pele e a partir do momento que o algodão é deslizado sobre a pele seborreica, pelo fato dos íons de sódio terem polaridade positiva, são atraídos para o pólo negativo no eletrodo ativo, fixando-se ao algodão que envolve este eletrodo.
Argiloterapia Facial

Tratamento natural que utiliza os mais diversos tipos de argila, como a argila branca, verde, rosa, amarela, dentre outras.
Para que serve?
  • Rejuvenescer
  • Revitalizar
  • Proporcionar mais firmeza a pele
  • Eliminar a acne
  • Desintoxicar e tonificar a pele facial
Aplicação:
  • Higienização profunda da pele
  • Esfoliação (retirada de células mortas).
  • Massagem facial, que ativa a circulação sanguínea, preparando a pele para as máscaras naturais de argila.
  • Máscara de argila
  • Filtro solar
Hidratação

A hidratação facial é de extrema importância para recuperar o equilíbrio, permitindo o retorno da maciez e suavidade.
Sua principal ação é estimular a retenção hídrica, da água, no meio intracelular, promovendo a hidratação de dentro para fora.
Tratamento indicado para peles desidratadas, desvitalizadas.
Benefícios
- recuperar a elasticidade da pele
- recuperar a luminosidade
- promover a hidratação
- revitalizar a pele
Drenagem Facial


Aquela técnica famosa por combater a retenção de líquidos no corpo e melhorar o aspecto da celulite também pode ser aplicada no rosto. O princípio da drenagem linfática corporal e facial é o mesmo: A massagem desbloqueia os gânglios linfáticos e direciona o excesso de líquidos e as toxinas até eles. Assim, os inimigos da beleza são eliminados mais facilmente pela transpiração e pela urina. A circulação sanguínea também é ativada e, no caso, o rosto recebe maior aporte de oxigênio, tornando a pele viçosa.

Bastam algumas sessões para conquistar uma aparência descansada e radiante, livre de inchaço e olheiras, e ainda suavizar as rugas.
Tratamento de manchas

O melasma, também chamado de cloasma, é um tipo de mancha amarronzada que surge em áreas expostas ao sol, principalmente na face. Ocorre com mais frequência em mulheres, especialmente nas de pele mais morena. Áreas como pescoço, colo e braços também podem ser acometidas. Apesar de não trazer consequências ao organismo, o melasma pode trazer consequências devastadoras sob o ponto de vista emocional e psicológico para seus portadores.
O que causa o melasma?
A causa exata do melasma não é conhecida, mas há muitos fatores que podem aumentar o risco de se desenvolver essas manchas no rosto, sendo predisposição genética, exposição solar e estímulo hormonal, os principais.
Melasma malar
Fatores hormonais como gravidez, uso de anticoncepcionais hormonais (pílulas, DIU Mirena®, adesivos etc), terapia de reposição hormonal pós menopausa e distúrbios da tireoide são os mais comuns. Homens também podem apresentar melasma, embora isso seja bem menos comum.
O que ocorre é que os melanócitos (células da pele responsáveis pela produção de melanina, substância que dá a cor da pele) das áreas manchadas começam a trabalhar exageradamente sob estímulos normais, produzindo melanina em excesso, causando escurecimento localizado da pele.
Esse pigmento em excesso pode se localizar na epiderme (camada mais superficial da pele), na derme (camada mais profunda da pele) ou em ambas, determinado o melasma epidérmico, dérmico ou misto, respectivamente. Essa classificação é útil pois ajuda o médico prever o grau de sucesso do tratamento, já que quanto mais profundo o pigmento, mais difícil é alcançá-lo.
Melasma centrofacial:
Além da classificação quanto à profundidade, o melasma facial costuma seguir padrões específicos, fazendo com que ele também possa ser classificado em:
- Centrofacial: quando envolve testa, bochechas, nariz, lábio superior e queixo.
- Malar: quando envolve bochechas e nariz.
- Mandibular: quando envolve áreas ao redor da mandíbula.


Tratamento do melasma
Não há cura para o melasma, ou seja, não há nada que faça as manchas desaparecerem para sempre. A boa notícia é que é possível clareá-las em até 100%, dependendo do caso, e, se a proteção solar for adequada, dificilmente elas voltarão.
Para entendermos como funciona o tratamento do melasma, precisamos saber como a melanina é produzida.
Numa pele normal , podemos imaginar que os melanócitos são as máquinas de uma fábrica que produz pigmento. Para funcionar, essas máquinas precisam de combustível (sol) e, quando pronto, o produto final (melanina) é armazenado no estoque (camadas mais superficiais da pele: epiderme e derme). Os hormônios funcionam como o óleo que lubrifica as máquinas (sem ele, as máquinas podem não funcionar perfeitamente).
Acontece que, no melasma, essas máquinas se tornam muito eficazes e econômicas, ou seja, com uma quantidade mínima de combustível, passam a produzir quantidades enormes de melanina, que acabam se acumulando e ocupando todo o estoque.
Assim, o tratamento do melasma se baseia em (1) cortar o combustível dessas máquinas (proteção solar), (2) tentar “sabotar” essas máquinas tornando-as mais lentas (uso de cremes e loções despigmentantes), (3) esvaziar o estoque (tratamentos feitos em clínicas, como peelings e lasers) e (4) eliminar o uso de hormônios o máximo possível.
A proteção solar não se limita ao uso de filtros solares, apesar deles serem fundamentais. É importante saber que NENHUM filtro solar protege 100% da radiação solar e que pessoas com melasma conseguem escurecer suas manchas com uma quantidade minima de sol. Daí a importância de se usar chapéus e barracas de sol, cobrindo totalmente as áreas afetadas.
Muitas são as substâncias que ajudam a clarear a pele. Elas geralmente agem inibindo uma ou mais etapas das reações químicas que ocorrem dentro do melanócito e resultam na formação da melanina. As mais comuns são hidroquinona, ácido retinóico e ácido azelaico – esses e outros princípios ativos podem ser usados em cremes, géis e loções para uso domiciliar. Dessa maneira, dificulta-se a formação de novo pigmento. É importante destacar que esses produtos devem ser utilizados em toda a área afetada e não só nas manchas.
Para eliminar as manchas, deve-se realizar procedimentos que eliminem as camadas da pele impregnadas pelo excesso de melanina. Para tal, pode se utilizar peelings químicos, microdermoabrasão, e, raramente, fontes de luz intensa pulsada e lasers. Esses procedimentos devem ser feitos em várias sessões, sempre evitando agredir demais a pele pois procedimentos agressivos podem causar inflamação excessiva da pele, gerando novas manchas. Infelizmente, quando o pigmento é muito profundo, esses procedimentos não são capazes de alcançá-lo.
Por fim, as portadoras de melasma devem preferir os anticoncepcionais não hormonais, como o DIU de cobre e os métodos de barreira. Além disso, mulheres grávidas e todos que começam a usar hormônios devem intensificar a proteção solar diária, prevenindo, assim, o início do problema.

Antes e Depois:  

Corrente Russa Facial


Consiste em uma técnica de eletroestimulação para flacidez e fortalecimento de musculatura. Procedimento realizado através de impulsos elétricos capaz de promover a contração muscular por meio de corrente alternada de média frequência e despolarizada, em que eletrodos são acoplados à pele. A eletroestimulação russa permite o trabalho das diferentes fibras musculares, gerando um aumento da tensão muscular, melhorando o tônus, estimulando o fluxo sanguíneo e linfático. Esse processo possibilita maior rigidez da musculatura e contorno facial definido.
Vacuoterapia Facial

É uma técnica bastante utilizada na estética facial. O princípio de trabalho é uma sucção sobre a pele através de ventosas de vidro que tem formas e diâmetros diferentes e com diversos valores de sucção, reguláveis por um potenciômetro de acordo com as diferentes funções.

Ocorre mobilização do estrato cutâneo profundo com deslocamento do tecido de sulcos, favorecendo a produção de colágeno.

Sua aplicação pode ser realizada quando se pretende atingir os planos mais profundos da pele como nas cicatrizes, tecido fibroso, sulcos, linhas de expressão e após intervenções cirúrgicas.

Suas aplicações na estética facial são:

    * Extração de comedões, pápulas, pústulas e miliuns, após peeling e emoliência
    * Massagem facial modeladora
    * Massagem de drenagem linfática, incluindo o pós-operatório
    * Atenuação de linhas de expressão e sulcos, provocando hiperemia e, preparando para ionizar soluções nutritivas e ainda estimulando a produção de colágeno e elastina
    * Atuação em tecidos fibrosos e cicatriciais com aderências no sentido de atenuá-las.
Radiofrequência para combate à flacidez facial
Método utiliza tecnologia de ponta para reverter os sinais de expressão

 Tratamento estético de alta tecnologia, a radiofrequência é uma alternativa eficaz para o combate ao envelhecimento da pele – fator que incomoda muitas mulheres hoje em dia. O procedimento, ainda pouco conhecido, mas bastante desenvolvido, é indolor, e tem como objetivo aumentar a de colágeno e elastina, proteínas responsáveis por manter a firmeza da pele.
Um aparelho desenvolvido especialmente para esse fim gera ondas de energia, provocadas por uma corrente elétrica alternada, que produz o aquecimento das camadas profundas da pele. A temperatura elevada irá estimular a circulação sanguínea no local, resultando em um novo colágeno e, consequentemente, na melhora da aparência.
O efeito da radiofrequência é duradouro e os resultados podem ser notados logo após a primeira sessão, quando a pele estará mais lisa e firma. No entanto, vale ressaltar que o processo é gradativo, assim como os resultados.

Recomenda-se aos pacientes de quatro a dez sessões, sendo que deve haver um intervalo de 15 dias entre uma sessão e outra. Porém, tudo depende também do objetivo de cada pessoa e dos tratamentos que estão associados à radiofrequência, por isso pedimos para o cliente passar por uma Avaliação antes de se submeter a sessão.
Outra vantagem da radiofrequência é que a recuperação é imediata, além disso, não há restrições quanto à cor de pele e época do ano. O mais importante é que a aplicação seja feita com um profissional de confiança e capacitado para exercer a técnica.
Rejuvenescimento Facial

O rejuvenescimento facial é o ato de prevenir ou tratar o envelhecimento facial. Este é um fenômeno caracterizado pela perda da elasticidade da pele (ritidose ou rugas), pela queda dos tecidos, pele, músculos, gordura, pelo crescimento das cartilagens e pela absorção óssea (esqueletização).
A ação da força da gravidade é um dos fatores que causa envelhecimento, por exemplo: na queda das “bochechas”, no “queixo duplo”, no aspecto triste que a sobrancelha caída aparenta.
Outro fenômeno que tem papel importante na gênese do envelhecimento é a radiação solar. A exposição excessiva, tão caracteristicamente desenfreada na nossa sociedade, é causa de dano intenso nas células da pele, fazendo com que apareçam rugas, manchas e outras marcas de envelhecimento.
Fatores genéticos, ou características familiares e raciais, também têm o seu papel no aparecimento mais ou menos precoce dos sinais de envelhecimento.
Outro dado importante é o crescimento das cartilagens, como por exemplo no nariz, com o conseqüente aumento da projeção e a “queda” da ponta. Ganho e perda de peso, na tradicional “gangorra”, contribui para a aceleração do processo. As pessoas que utilizam muito a “expressão facial” ao falar também tendem a apressar o aparecimento das rugas. O fumo e o stress também são fatores aceleradores do envelhecimento facial.
Como se faz a prevenção?
As medidas de prevenção incluem os cuidados com a textura da pele, evitar ganho e perda excessiva de peso, limitar a exposição solar, inclusive utilizando filtros bloqueadores solares,não fumar e evitar o excesso de stress.
Como se trata?
Como em toda a cirurgia estética a indicação de tratamento deve partir da vontade do próprio paciente, isto é, o tratamento das deformidades estéticas só deve ser feito por auto-indicação. O papel do cirurgião plástico é estabelecer se os anseios do paciente são reais, que tipo de tratamento é mais indicado para cada caso e mostrar que este é um tratamento médico, com todas as suas características (limitações, riscos).
Uma avaliação clínica e laboratorial pré-operatória é fundamental para estabelecer se o paciente está em boas condições para submeter-se a um procedimento anestésico e cirúrgico.
Existem tratamentos com procedimentos menos invasivos, como:
* Inclusões de substâncias nas marcas da pele
* a paralisação temporária e seletiva de grupos musculares utilizando-se a toxina botulínica
* os “peelings"  mecânicos (cristal, diamante) ou com ácidos
* Laser Fracionado
O tratamento cirúrgico inclui o chamado "Lifting” cérvico-facial (“levantamento” da pele, tecidos subcutâneos e dos músculos da face e do pescoço); o reposicionamento da sobrancelha e dos músculos da região frontal e da “maçã” do rosto através da cirurgia videoendoscópica; a blefaroplastia (cirurgia das pálpebras); a lipoaspiração da região do sub-mento (debaixo do queixo); o aumento de volume e reposicionamento dos lábios; a utilização de enxertos ósseos ou inclusões de substitutos ósseos nas áreas onde o esqueleto apresenta sinais de absorção; a rinoplastia (correção do nariz), entre outros.
A anestesia pode ser local, local com um anestesista propiciando uma sedação, ou geral. A escolha do método de anestesia, sempre em comum acordo com o anestesista, levará em consideração o tamanho da cirurgia, as condições clínicas e psicológicas do paciente. Apesar de poder ser realizada em caráter ambulatorial (alta hospitalar logo após a recuperação da anestesia) é mais seguro e cômodo para o paciente permanecer a primeira noite no hospital (24 horas de internação).
Os cuidados pós-operatórios também variarão segundo a magnitude dos procedimentos efetuados. Sempre haverá um inchaço, maior nos primeiros 2 dias, que gradativamente vai diminuindo. Em geral 10-15 dias é o tempo suficiente para o paciente retornar às suas atividades sociais e laborais. É importante ressaltar que as alterações de cicatrização e acomodação dos tecidos em seu novo local seguem por mais algum tempo. Pelo menos três meses são necessários para se observar o resultado final do tratamento.

Antes e Depois:
 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal